|
|
O Manifesto do Partido Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels foi o responsável direta ou indiretamente pela morte e segregação de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Perdoem-me os socialistas, mas quando Marx e Engels escreveram o Manifesto do Partido comunista, eles não preveram quais seriam os efeitos do texto que "teoricamente", poderia melhorar em muito as relações entre as pessoas de sua época.
Marx e Engels, quando escreveram o Manifesto do Partido Comunista, buscaram uma forma de acabar com a exploração do homem pelo homem, e assim, harmonizar a sociedade em que viviam, mas esqueceram-se de um detalhe primordial, o homem é corruptível por natureza, e por mais experiencias que a sociedade tenha tido até os nossos dias, não existe sociedade sem homens que se corrompam. Ou seja, todo mundo tem seu preço, nem sempre em dinheiro, mas sempre há algo que compre qualquer ser humano.
Devido à corruptibilidade de todo ser humano, o socialismo que Marx e Engels idealizaram com o Manifesto do Partido Comunista não pode e jamais poderá ser colocado em prática, pois os detentores do poder sempre irão se aproveitar de seus poderes para segregar e dominar os demais habitantes das sociedades.
Infelizmente, as tentativas de se implantar o socialismo pregado por Marx e Engels deu origem às maiores chacinas da história, com a separaçao do mundo entre duas superpotências, e guerras em diversas partes do planeta para tentar impor os sistemas de governo Capitalista e Socialista ao maior número de países.
Exemplo das carnificinas patrocinadas pelas brigas entre capitalistas e socialistas foram as guerras das Coréias, do Vietnã, do Afeganistão, e tantos outros conflitos ao redor do planeta.
É claro que os homens dos diferentes povos foram os responsáveis por todas estas mortes, mas me pergunto se tantas pessoas teriam morrido ou perdido suas liberdades caso Marx e Engels não tivessem escrito o Manifesto do Partido Comunista.
É claro que a crise dos meios de produção da época em que o Manifesto do Partido Comunista foi escrito exigia que as classes operárias fizessem algo contra os detentores dos meios de produção, mas a saída encontrada por Marx e Engels foi deveras radical, e completamente inviável de se aplicar às relações pessoais num mundo tão corrupto quanto o nosso.
Minha crítica se dá pelo fato de diversos teóricos, assim como Marx e Engels, criarem modelos de funcionamento social sem ter preocupação com a aplicação prática de suas teorias.
Vide outros exemplos de livros que mataram indiretamente milhões de pessoas como a Bíblia e o Alcorão. Que fique claro que não estou criticando os livros, mas sim os homens que são corruptíveis e fazem a interpretação que bem entendem destes livros, e que sem dúvida, se estes livros não existissem, milhões de pessoas deixariam de perder suas vidas por ideologias radicais, vide as guerras religiosas que se dão em diversos lugares do mundo até nossos dias.
W. Navarro
Nenhum comentário:
Postar um comentário