Esta é uma pergunta que aflige milhões de pessoas, e o comportamento diante do entrevistador é primordial para se conseguir ou não a tão almejada vaga de emprego.
A entrevista começa muito antes que o imaginado, pois o Currículo é a primeira visão que o entrevistador tem dos candidatos à vaga de emprego, por isso, o Currículo deve ser preenchido sem nenhum erro de português, deve ser claro e apresentar todos os detalhes dos cargos já exercidos e dos cursos em andamento ou terminados.
O Currículo deve também não ser muito poluído, e deve ter boa apresentação, pois um Currículo em Word sem padrão (fonte, tamanho de fonte, entrelinhamento, alinhamento, entre outros) não desperta vontade no entrevistador em ler o Currículo, e isso já basta para eliminar o candidato à vaga de emprego.
Imaginem quantos Currículos os entrevistadores de emprego lêem por dia, e imaginem também que estes selecionadores devem ser bastante rápidos para dar conta de todo o trabalho diário. Então, um Currículo que não esteja apresentável, que seja feito de forma desleixada, fatalmente será descartado de imediato, mesmo que o proprietário do Currículo preencha todos os requisitos para a vaga almejada de emprego.
Portanto, um Currículo bem apresentado é meio passo para que o candidato à vaga de emprego seja selecionado para uma entrevista pessoal.
A segunda etapa e não menos importante para a conquista da vaga de um novo emprego é a entrevista pessoal, e como já falado, a entrevista para emprego começa muito antes do contato do candidato com o entrevistador.
Já falei do Currículo e a sequencia da avaliação para emprego continua com o atendimento telefônico do candidato quando a empresa entra em contato, pois um mau atendimento deixa o entrevistador pré-disposto a não contratar aquele candidato, e pode acarretar na perda da vaga de emprego.
Depois do atendimento telefônico, a apresentação do candidato conta bastante, pois antes mesmo de falar alguma coisa o candidato é avaliado pela vestimenta, em alguns lugares, a recepcionista preenche uma ficha de avaliação da apresentação do candidato, e neste item, conta muito a adequação da vestimenta à vaga pleiteada pelo candidato ao emprego, pois não adianta chegar de terno e gravata para uma vaga de faxineiro, e não adianta chegar de tênis e calça jeans para uma vaga de advogado, cada profissão exige uma vestimenta adequada, e cada candidato deve estar adequadamente vestido para a vaga pleiteada.
Acessórios como piercing, tatuagens, cabelos coloridos, moicanos, com dreads, e afins, são altamente refutados pelos entrevistadores e fazem com que os candidatos sejam deixados de lado mesmo que o Currículo seja excelente.
O hábito do cigarro também pode ser diferencial, pois, além de provocar Mau hálito, normalmente os fumantes exigem paradas durante o expediente para fumar, o que é mal visto pelos entrevistadores de emprego e também por empresas. Sempre há a preferência pelos não-fumantes.
Passada toda a fase preparatória, vamos à entrevista pessoal de emprego, e esta pode ocorrer de diversas maneiras, desde uma conversa informal até mesmo uma dinâmica de grupo.
Seja na conversa informal, entrevista pessoal, dinâmica de grupo ou qualquer outra, o importante é sempre se mostrar pró-ativo, tomar a dianteira, mostrar iniciativa na conversa e valorizar ao máximo os seus atributos, ressaltando o que você tem de melhor e mostrando as habilidades específicas que tem para o preenchimento daquela vaga.
Seja em qualquer momento da entrevista para emprego sempre tome a iniciativa de começar ou de dar o impulso inicial, pois isso mostra iniciativa e pró-atividade, e é o que os entrevistadores estão buscando muito no mercado de trabalho.
Para entrevistas de emprego em grupo, é mais importante ainda mostrar liderança e tomar a iniciativa no que for fazer, sem é claro se esquecer de ajudar os quem têm maior dificuldade.
Se souber para qual empresa está concorrendo, é interessante mostrar que conhece a empresa, e que está disposto a trabalhar para o crescimento seu e daquela empresa, e que é por isso que busca aquela vaga de emprego.
W. Navarro
Um comentário:
Oi, muito bom o post...a gente sabe uma coisinha ou outra mas acaba esquecendo pequenos detalhes. Obrigada!!
Postar um comentário