|
|
A maçã, além de muito saborosa, ainda trás uma série de benefícios para a saúde, pois tem as vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro.
As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. O Ferro é importante na formação do sangue. Além disso, é muito rica em substâncias chamadas Flavóides. Essas substâncias diminuem a oxidação do colesterol, impedindo que ele se acumule nas artérias.
Como diziam os americanos: “One apple a day keeps the doctor away”, em bom português “uma maçã por dia mantém os médicos bem longe”.
A maçã tem uma grande quantidade de antioxidantes, presentes em doses generosas nessa fruta. Esses componentes neutralizam radicais livres, moléculas formadas no organismo que, em excesso, prejudicam o DNA das células, desencadeando a proliferação desordenada por trás da formação de um tumor.
A maçã ajuda a combater problemas cardíacos, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer como, por exemplo, de cólon e de mama.
Veja quais são os principais componentes da maçã:
PECTINA
Fibra solúvel não absorvida pelo intestino que retém água e diversas substâncias residuais. Facilita a eliminação de toxinas juntamente com as fezes e ajuda a manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Auxilia no tratamento da diarréia, pois a pectina promove a proteção da mucosa intestinal
TANINOS
São adstringentes e antiinflamatórios.
ÁCIDO MÁLICO
Tem efeito alcalinizante (antiácido) no sangue e nos tecidos. Depurativo do sangue elimina detritos provenientes do metabolismo.
FLAVONÓIDES
São antioxidantes encontrados em vários alimentos de origem vegetal
Fonte: Núcleo de Pesquisa em Alimentos Funcionais da PUCRS
W. Navarro
Nenhum comentário:
Postar um comentário