|
|
Segundo o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, se o preço do barril do petróleo não baixar, a gasolina deve subir nos próximos dias.
O presidente da Petrobrás já havia feito afirmação de que a Gasolina deveria subir no último dia 06 de abril, o que foi prontamente desmentido pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Já o Ministro de Minas e energia, Edison Lobão, disse que o governo segurará o preço da gasolina até quando for possível, mas não descartou a possibilidade de elevação do preço do combustível.
A elevação do preço do petróleo ocorreu devido aos ataques da OTAN contra a Líbia, que é grande produtora de petróleo.
Segundo informações do governo nacional, a Petrobrás mantém os preços da gasolina praticamente inalterados artificialmente, pois não repassa as quedas no preço e também não repassa as altas para o consumidor final.
Entretanto, não deixa de ser curioso o fato de a Petrobrás ser uma empresa brasileira e auto-suficiente na produção de petróleo, pois assim sendo, não há motivos para que a Petrobrás acompanhe o preço do petróleo praticado no exterior para vender o produto internamente.
Também é curioso o fato de a Petrobrás registrar recordes em cima de recordes de lucros, e penalizar tanto a população brasileira com preços de combustíveis tão altos.
Se fizermos uma comparação com a Venezuela, que também é auto-suficiente na produção de petróleo, o preço da gasolina para a população daquele país é ínfimo, chegando a centavos de real, pois o governo venezuelano só acompanha o preço do Barril de petróleo para vendas externas.
Será que não está na hora de o Brasil pensar um pouco na população e vender a gasolina internamente por preços bem mais baixos?
W. Navarro
Nenhum comentário:
Postar um comentário