|
|
Recebi inúmeras perguntas para o meu Post “Não consegue pagar o financiamento do carro? E agora?”, por isso, vou responder algumas das perguntas que me chamaram a atenção neste post, vamos a elas:
1) Se não entregar o carro corro risco de ser preso?
Não existe risco de prisão por dívidas no Brasil, pois nosso governo assinou o pacto de San Jose da Costa Rica, que proíbe qualquer tipo de prisão por dívida, portanto, mesmo se não entregar o carro, não há risco de prisão.
2) Se eu não tenho mais o carro, o que acontece com a dívida?
Se você não tem mais o carro, a dívida continua em seu nome, e prescreve em 05 anos, ou seja, após o prazo de 05 anos, a dívida do seu carro não pode ser informada para mais ninguém pelos SERASA, SPC ou qualquer órgão de proteção ao crédito. A dívida simplesmente caduca.
3) Posso ter algum bem penhorado se não pagar a dívida do financiamento do meu carro?
Sim, desde que não seja bem essencial à sua sobrevivência e que também não utilize o mesmo para o trabalho. Por exemplo, uma televisão não pode ser penhorada, geladeira não pode ser penhorada, um fogão não pode ser penhorado, computador utilizado para o trabalho não pode ser penhorado, já vi até decisões dizendo que máquina de lavar roupas não pode ser penhorada. Também o imóvel que a pessoa mora não pode ser penhorado, pois é o bem de família.
Portanto, é bem difícil ter bens penhorados, normalmente a penhora ocorre quando a pessoa tem mais de um imóvel, ou algum outro automóvel.
4) Se eu financiar um carro para outra pessoa e ela sumir com o carro ou não pagar a dívida, como fico?
Essa é uma situação muito complicada, pois se você financia o veículo para outra pessoa, o único responsável pelo veículo é você mesmo, ou seja, se a outra pessoa sumir com o veículo ou disser que não pode pagar, quem terá o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito é você, e não adianta falar nada para as financeiras, pois elas não estão preocupadas com isso. Além de tudo, você ainda corre o risco de ter bens penhorados por causa da dívida da outra pessoa, então muito cuidado na hora de financiar carro para alguém, pois na hora do financiamento todo mundo é amigo, depois você perde o amigo e o dinheiro.
5) E se eu não entregar o carro para o oficial de justiça, o que acontece?
Na prática, o oficial relata isso para o juiz, e este comunica a financeira, que provavelmente pedirá reforço policial para fazer a apreensão outra hora, e se não conseguir apreender, poderá pedir a conversão da ação de busca em ação de depósito, para que penhore algum bem mais tarde, se houver.
6) Eu consigo devolver o carro depois de algum tempo e quitar o financiamento?
É muito difícil conseguir isso, pois os juros do financiamento são muito altos e, se devolver o carro você ainda terá que pagar a diferença. Só é possível devolver o carro com quitação quando o veículo vale bastante e já foi pago um grande número de parcelas do financiamento.
7) Quando o carro é apreendido, o que acontece?
Quando o carro é apreendido, ele vai para leilão e perde grande parte do valor.
8) Por que o carro perde tanto valor nos leilões?
Porque normalmente ele passa muito tempo ao relento, e porque os compradores do leilão estão interessados em revender o veículo, por isso, os carros perdem no mínimo 30% do valor num leilão, e é também por isso que o veículo apreendido não quita as dívidas do financiamento.
9) Se o meu carro der perda total, o financiamento é quitado?
O financiamento não é quitado com perda total do veículo, pois normalmente, os financiamentos não tem seguro. O que pode ser feito quando o veículo dá perda total, é informar a financeira da situação e tentar quitar por um valor mais baixo, ou esperar a dívida caducar, pois não há risco de prisão pelo inadimplemento das prestações.
10) E se eu mudar de Estado, o veículo corre o risco de ser apreendido por busca e apreensão?
Existe o risco de apreensão, mas é bem reduzido, pois a ordem de apreensão normalmente é só para dentro do Estado e, desde que a financeira informe o endereço de onde está o veículo, ou seja, se a financeira não sabe onde o carro está, não há como mandar o oficial de justiça apreender o mesmo. Entretanto, está virando prática dos tribunais o bloqueio judicial do veículo, e quando isso acontece, se o veículo passar numa blitz será apreendido.
Bom, espero ajudar com estas informações, e qualquer dúvida, podem entrar em contato.
W. Navarro
19 comentários:
Ola, Boa Tarde, DR.Wagner, referente a um financiamento, tenho um caminhão financiado pelo banco VW, porem ja paguei 27 parcelas de 3.383,90,+ a entrada de 38 mil, mas tenho 9 parcelas em atrazo ,elas não são todas em sequência tem parcelas desde 2008 atrazadas, o banco ja entro com reentegração de posse mas foi negado, agora eles entraram novamente será que corro o risco de perder meu caminhão? estou pagando todas em dia não atrazei mais nem uma isso ja tem 1 ano que estou pagando certo... mas não sei oque fazer tenho medo que o banco ganhe a causa e eu perca tudo oque ja paguei, eles até querem fazer acordos mas nunca que terei condições de pagar essas parcelas em atrazo, pois eles parcelam em 4x uma entrada de 10.000,00 e o restante em 3x eu não disponho do valor, por isso que não sei se pago ainda as parcelas ou oque faço, será que consigo um bom desconto para quitação? Obrigada.
Michele,
Infelizmente caminhão é um bem de alto valor agregado, e as financeiras sabem que os proprietários precisam do bem para trabalhar, por isso, vale a pena apreender o caminhão e enviar para leilão. Como saída para você, já que o pagamento das parcelas é inviável, acredito que seria interessante procurar um advogado e entrar com ação revisional de pagamento e ação de consignação em pagamento. Ai você fica em dia e pode conseguir reduzir um pouco o valor das prestações.
Boa sorte.
Dr. Wagner boa tarde tenho um carro financiado em 48 x, destas foram pagas 15 parcelas, há dias atrás tive o veículo apreendido. estou tentando negociar os valores vencidos para ter o carro de volta e continuar pagando o carnê mas a financeira não aceita o acordo e propõe a quitação do valor total com valores absurdos. O que posso fazer uma vez que já entrei com ação revisional do contrato para apurar valores abusivos?! Patricia Lourenço
Patrícia,
Como a apreensão do veículo já aconteceu, fica bem difícil negociar, pois para a financeira é mais lucrativo vender o automóvel do que negociar a dívida.
A única saída é tentar restituir o veículo por meio da ação revisional, mas para isso o seu advogado deverá solicitar em juízo a restituição. Fica mais fácil se ele alegar que você utiliza o veículo para o trabalho.
Boa sorte.
Bom dia Dr.Wagner, comecei a advogar a pouco tempo e fiz um acordo com o banco -via judicial- para um cliente, onde ele quitara a dívida. Preciso saber se o veículo retornara para meu cliente depois do pagamento do boleto.
na oportunidade protesto de estima e agradecimento.
Olá Drº Wagner, preciso de seus conhecimentos. Quando se adquire um veículo financiado e com apenas dois meses de uso o veículo apresenta inúmeros problemas, e já se encontra na oficina da financeira a 45 dias, sem solucionar os diversos problemas, quais seriam os direitos garantidos? Posso pedir para desfazer o negocio?
Agradeço sua atenção.
Oi, Dr. Wagner estou em dúvida, tenho um carro financiado em 60 meses, paguei 8 parcelas, porém não tenho mais condições de continuar pagando gostaria de me desfazer desta divida, qual seria a melhor opção para este caso. Obrigada.
Bom Dia!
Tinha um carro financiado em 60 vezes, já paguei 13 parcelas. A semana passada sofri um acidente e o carro capotou e infelizmente não tenho seguro. Existe alguma forma de reduzir a divida, pois não temos condições de continuar pagando sem estar com o veiculo, pois utilizamos no dia a dia e não queria sujar o nome do meu marido. Obrigada
Boa tarde Drº
Tenho um financiamento que esta com termino de contrato em março de 2012,e eu tinha passado o financiamento do automovel para um conhecido(ex-amigo), e o memmo bateu com o carro,que se encontra na minha casa batido,ele esta com um atraso de 2 anos de parcelas e não teve busca e apreenção,como proceder ao final do contrato.OBRIGADO e se puder me responda por email(eugeniomarques@r7.com)
Olá,
Boa Noite,
Uma dúvida, caso ainda esteja ativo este tópico.
Comprei um carro financiado e agora fui trocá-lo por outro mais novo e descobri que era de leilão perda total. A revenda não quer o veículo de volta.
Pode um BANCO financiar um veículo assim :?
Abraços,
Fabio
mayrep@msn.com
olá Dr. Bom tenho um carro financiado paguei 17 parcelas de 60 vezes e ja faz seis meses q estou atrassado . mas o carro não estar no meu nome e sim de um a amigo meu o financiamento e olhei na internet que ja saiu a busca e apreesão do veiculo que posso fazer para nao perde o veiculo se o oficial de justiça vim em casa falo q ja naum está mas comigo q vendir ..
ola dr Wagner eu tenho um financiamento no meu nome ao total ele saiu por 10.606.00 . E ja cheguei pagar quase 5.000 . Eu gostaria de sabe se a minha divida caduca eu parei de pagar ja faz mais de 2 anos .grato ela atençao ..... Abçs
Boa tarde, financiei um veiculo em 60 parcelas, peguei 30 parcelas e não mais consegui pagar, deu busque a presão e o banco levou. O carro estava em perfeito estado, o banco diz que meu nome ia ficar limpo mas agora recebi uma carta que devo 12.000,00, alem das 30 parcelas pagas e mais o carro que levaram.. o que devo fazer?
oi,dr.wagner estou em duvida tenho um carro financiado em 48 meses,paguei 21 parcelas e ja atrasaram 8 parcelas; o meu carro ja esta em busca e apreensao,gostaria como agir nesse caso?qual seria a melhor opçao?
Oi, vc disse que se nao ha bens para penhora, não ha cmo como cobrar a divida, porem ja tive minha conta corrente bloqueada em determinada situação, isso pode acontecer novamente? Financei um carro pra outra pessoa e ela bateu ocarro e nao quer pagar...entrei com revisional para conseguir um acordo e perdi...so tenho conta para receber salario, o que pode acontecer?
Boa tarde, tenho uma conta que serve só pra saques e depósito, tipo conta salário mesmo, essa pode ser bloqueada tbm por causa de eu não ter nenhum bem para penhora?
Ola dr wagner algum dias atras capotei meu carro deu perca total mas so q ja paguei 44 parcela da 60 q eu tenho se deixa o q pode acontece o q banco pode fazer contra mim
ola estou tendo problemas com meu financiamento, sou de curitiba pode entrar em contato comigo?
maykwilke@gmail.com
Ola Dr.Wagner meu nome é Valdirene e estou com um problema referente a financiamento de veiculo. Meu esposo comprou um automóvel sandeiro stepway. 2014. No valor de 37.500 valor a vista.financiou em 48 prestações de 1.083,00 reais das quais deu 8.000,00 de entrada e pagou 9 soque meu esposo faleceu e não tenho condições de continuar pagando esse valor.tenho três filhos um especial e uma de menor. A financeira propôs p que eu fizesse a entrega amigável com quitação parcial e saldo remanescente eu não aceitei pedi a quitação total uma vez que meu esposo já faleceue não tenho condições de continuar pagando.A atendente disse que o banco não aceitou e vao dar busca e apreensão no veiculo. Por favor me oriente o que pode acontecer comigo. Atenciosamente
Valdirene.
Postar um comentário