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O financiamento imobiliário demora bastante para sair, mas por quê? Vou tentar explicar alguns motivos neste Post.
Partindo do início, para financiar um imóvel, é preciso ter uma renda compatível, este é o primeiro ponto avaliado pelo banco ou pela financeira, ou seja, o interessado em financiar um imóvel (casa, apartamento, loja, terreno, etc) tem que levar os documentos pessoais e os documentos que comprovam renda para o banco.
Após o recebimento de todos os documentos, o banco ou financeira, fará a análise de crédito do interessado em comprar o imóvel.
Depois de analisados todos os documentos, e de o crédito do comprador estar aprovado, o banco pede informações a respeito do imóvel que se pretende adquirir, normalmente neste ponto, o comprador deve levar a escritura do imóvel para que o banco ou a financeira façam a análise da viabilidade de se fechar o negócio.
Esta análise da viabilidade do imóvel é a mais demorada, pois, para analisar, o agente financeiro pede a matrícula e as certidões de ônus, de ações reais, pessoais e reipersecutórias do imóvel para verificar se o mesmo está regularizado junto ao Cartório de Registro de imóveis.
Após a conferência de regularidade junto ao registro de imóveis, o banco tem que analisar o atual ou os últimos proprietários do imóvel, para isso, é necessária a retirada de inúmeras Certidões negativas, dentre elas posso listar as Certidões negativas de varas cíveis, de varas de família, de interdição, tutela e Curatela, da Justiça do Trabalho, da Justiça Federal, Certidão dos Executivos Fiscais municipais e estaduais, é necessária também a Certidão Negativa de IPTU e mais algumas outras dependendo do imóvel a ser financiado e do Cartório de Registro de Imóveis.
A retirada destas certidões é feita da cidade em que se encontra o imóvel e também da cidade em que cada um dos vendedores morar.
Quando alguma destas certidões apresenta informações positivas, é necessário se efetuar o pagamento do débito ou se retirar a certidão positiva correspondente, o que atrasa ainda mais o processo.
Para venda de imóvel por pessoa jurídica existem outras certidões também.
Existem ainda as certidões especiais para os imóveis foreiros e de patrimônio da União.
Além de todas estas certidões, existe o erro, que normalmente atrasa muito o financiamento dos imóveis, pois se uma destas certidões conter um erro de digitação no nome do vendedor, ela terá que ser retirada novamente.
E, por fim, quando o comprador pretende utilizar o FGTS para adquirir o imóvel, são necessários mais alguns documentos, como o Extrato sistêmico do FGTS, cópias da Carteira de Trabalho, comprovante de residência, declaração de lotação da empresa em que o comprador do imóvel trabalha, IRPF, recibo do imposto de renda, escritura dos imóveis que o comprador tiver no nome, IPTU dos imóveis que o comprador tiver no nome, entre outros.
Quando finalmente toda a documentação é apresentada e está correta, o banco ou a financeira redigem o contrato e entregam para que o proprietário e o comprador do imóvel assinem e registrem no respectivo cartório de registro de imóveis, e somente após toda esta maratona é que o comprador pode tomar posse da casa, apartamento, loja, terreno ou outro e o vendedor recebe o dinheiro do financiamento do imóvel vendido.
Normalmente, os corretores providenciam toda esta documentação, pois é bem complicada, mas em alguns casos, nem mesmo os corretores têm o conhecimento necessário e, se utilizam de despachantes para fazer isso.
Por isso, é sempre bom, quando for comprar um imóvel, deixar dinheiro reservado para a produção destes documentos, seja via corretor, despachante ou se for retirá-los pessoalmente.
E, também é por isso que os financiamentos imobiliários demoram tanto para sair.
O prazo para que o dinheiro e o imóvel sejam liberados, normalmente é superior a 03 meses, chegando em alguns casos a 6 meses ou mais, dependendo para isso da regularidade do imóvel, e de todos os proprietários, como também da velocidade do corretor, despachante, banco e dos compradores e vendedores em alguns casos.
Se você está passando por esta tormenta para conseguir comprar um imóvel, não se preocupe, um prazo de 3 a 6 meses é normal.
Se existir alguma dúvida e eu puder ajudar podem postar a dúvida aqui.
W. Navarro
2 comentários:
APÓS VISTORIA DO ENGENHEIRO NA COMPRA DE UM IMÓVEL, É NECESSÁRIO AINDA ALGFUMA CERTIDÃO DE ANTIGOS DONOS. VISTO QUE TODOS DOCUMENTOS (ESCRITURA, MATRÍCULA DO IMÓVEL, CERTIDÕES, DOCUMENTOS E ETC...
O ENGENHEIRO AVALIOU E APROVOU. AGORA A IMOBILIÁRIA DISSE QUE TEM QUE PEGAR CERTIDÕES DO ANTIGO DONO E ESTÁ E PEDINDO VALOR . É LEGAL ISSO?
olha comecei , a negociaçao da minha casa em julho,dai o antigo dono facelecu tento assim herdeira assim se arrastou o negocio,a consertar a documentaçao tudo pronto ,por azar a senhora casou dai novamente ,armando documentos.dai pronto ,a sr. com o nome no seraza spc.etc. por tantos poblemas vim morar na casa.estou pagando aluguel da msm.ja faz 1 ano e 8 meses .sera que devo persetir no negocio arrumar outra casa e ter pacienci.só que nao intendo como a caixa aceita isto .e nao tem nem previsao de terminar estes processo de venda e concreizar os meus direitos sendo que faz 8 mese que o engenheiro esteve aki eestava tudo certo ate agora nada de providencia foi tomada sabe me responder.? alguem que intendi do assunto de vendas?obrigado
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