O PROCON é um dos órgãos que mais defendem as empresas e os bancos no Brasil.
Não, não estou ficando louco, só estou relatando uma verdade que descobri ao longo de meu trabalho e analisando os atendimentos prestados pelo PROCON.
O que acontece é o seguinte, a pessoa tem um problema com abusos de empresas e bancos, e procura o PROCON para resolver seu problema, o PROCON age, entra em contato com a empresa e resolve o problema daquela pessoa, mas e ai?
Ai a pessoa fica feliz da vida por ter tido seu problema resolvido, mas as pessoas que não procuram o PROCON continuam com o problema, pois para a empresa é lucrativo resolver o problema só de quem procura o PROCON, e mais, qunado se recorre ao PROCON, o consumidor não tem direito a qualquer indenização pelo abuso sofrido.
É neste ponto que digo que o PROCON defende as empresas, pois não aplica sanção contra a empresa que pratica abusos contra o consumidor e diz somente que se o consumidor quiser seu problema resolvido deve procurar auxílio do judiciário.
Portanto, digo, nao procurem ajuda no PROCON quando sofrerem qualquer tipo de ajuda, o mais viável é procurar um advogado e entrar com ação contra a empresa, pois diversos advogados não cobram nada para entrar com ação, e conseguem indenizações bem rentáveis.
O Funcionamento destas ações contra empresas é o seguinte, o consumidor tem algum direito lesado, procura um advogado que entra com ação, e quando recebe a indenização, tem que pagar um percentual para o advogado.
A diferença entre buscar auxílio do PROCON e entrar com ação é que na segunda hipótese, o consumidor, além de ter o seu problema resolvido, ainda ganha indenização da empresa que o lesou, o que faz a empresa corrigir seu procedimento para não lesar mais consumidores.
Para se ter idéia, as indenizações contra abusos de fornecedores e empresas costumar ser de no mínimo R$ 1.000,00, em alguns casos chegando a R$ 5.000,00, ou mais, depende da lesão sofrida, e no PROCON, não há indenização.
Então, se você tiver algum problema com alguma empresa ou fornecedor, procure um advogado e processe a empresa, pois além de ter seu problema resolvido, ainda ganhará algum dinheiro, normalmente bem mais que gastou para comprar o produto.
Eu costumo dizer que estas ações são uma espécie de poupança, pois podem demorar para sair, mas quando você menos esperar pode receber um valor inesperado.
Portanto, sempre que tiver problema com mercadoria com defeito, telefonia, inclusão indevida em SPC, abuso nos meios de cobrança, cobrança indevida, etc, procure um advogado, pois além de não custar nada, você, em quase todos os casos terá direito a indenização.
Já vi companhia telefônica ter que pagar R$ 5.000,00 por propaganda descumprida de produto que custava R$ 5,00.
Eu mesmo tenho algumas ações baseadas em abusos cometidos por fornecedores, e as vezes ganho um dinheirinho de indenização.
W. Navarro
2 comentários:
Estou com um problema, comprei um produto pela internet, o vendedor garantiu que enviaria no dia seguinte, não cumpriu o prazo e não consegui presentear uma pessoa. Pedi o cancelamento da compra antes do envio, e o mesmo foi negado... Me enviaram o produto sem minha autorização, como ja estava em casa resolvi ficar com o produto, porém ele veio com defeito, o vendedor pediu para que eu enviasse de volta com o frete por minha conta que me enviaria outro no mesmo dia que a encomenda chegasse e ja faz 7 dias e nem me responde mais os e-mails. Saberia me dizer quais direitos meus foram negados e quanto tempo leva para sair uma ação dessa na justiça? Obrigado!
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