|
|
|
Depois do Fusca, a Volkswagen lançou o Gol, em 1980, o carro que nasceu meio esquisitinho, com motor 1300 a ar não emplacou logo no início, mas dei formas ao que seria o maior campeão de vendas da história do Brasil.
O primeiro Volkswagen Gol, 1980 era simples, mas buscava atender os consumidores da época, tinha o mesmo motor a ar já utilizado no Fusca e só vinha com 1 carburador, o que deixava o desempenho a desejar, mas mesmo assim, representava invoração na Volkswagen, perto dos outros carros da epóca, Fusca, Variant, Brasília e TL, só não acompanhava mesmo a nova concepção do Passat, que já tinha motor refrigerado a água.
Devido ao baixo desempenho, a Volkswagen tratou de colocar um segundo carburador no motor a ar do Gol, o que melhorou sensivelmente o desempenho, mas ainda não alavancou as vendas, pois os consumidores queriam o novo conceito de motores, a água.
Apenas em 1985, com o fracasso das vendas, a Volkswagen equipou o Gol com motores a água, o que alavancou as vendas do carro, fazendo dele o carro mais vendidos durante muitos anos. Os motores a água eram 1.6, com 81 cavalos, o que faziam com que o Gol mostrasse toda a sua força esportiva.
Este modelo do Volkswagen Gol "a água" tinha motores 1.6 e 1.8, mas ambos estavam defasados em relação aos motores alemães da época.
Somente em agosto de 1985 é que chegaram os famosos motores AP, que acompanharam o Volkswagen Gol por muito tempo, e fizeram com que o Gol se mantivesse como o carro mais vendido do Brasil.Em 1987, o Gol foi reestilizado, mas manteve a base, tendo alterações na grade e faróis dianteiros, faróis traseiros e interior, que ficaram mais modernos. A motorização não sofreu alterações, permanecendo com o bom motor modelo AP.
Em 1990, a Volkswagen se uniu com a Ford e deu origem à Autolatina, o que fez com que os modelos da Ford utilizassem motores AP e o Gol, passasse a utilizar o motor Ford CHT de origem da Renault.
Como o Volkswagen Gol estava utilizando o motor CHT da Ford, a Volkswagen resolveu rebatizá-lo de motor AE-1600, mas a mudança era só no nome.
O novo motor era bem mais fraco que os antigos AP que equipavam o Gol até então.
E em 1991, a Volkswagen fez alterações na frente do Gol, com alterações na grade e faróis, o que deixou o carro mais atualizado e apto a enfrentar a concorrência por mais alguns anos.
Os antigos motores AP somente retornaram para o Volkswagen Gol em 1993, e para mostrar a alteração, a Volkswagen pintou o parachoque dos novos modelos de cinza.
Em 1992, surgiu o Gol 1000, para responder ao Fiat Uno Mille, que tinha motor adaptado às cidades e com baixo consumo de combustível.
E finalmente, quatorze anos após o lançamento, em 1994, a Volkswagen apresentou um Gol completamente novo, o "Gol Bola", devido a suas formas arredondadas. O carro era completamente novo, e representou um enorme avanço contra o Fiat Uno, que até então era o seu maior rival em solo brasileiro.Mas o principal motivo do novo Gol Bola foi o surgimento do Chevrolet Corsa, que com suas linhas arredondadas, fez com que todos os demais carros do Brasil ficassem ultrapassados.O Gol bola foi uma grande inovação para os Volkswagen, mas faltava ainda a versão com quatro portas.
A proxima alteração do visual do Volkswagen Gol aconteceu somente no ano de 2000, quando a montadora fez pequenas alterações no visual do carro e deu o nome de Geração III. As principais alterações ocorreram nos faróis e grades dianteiros, faróis traseiros e interior, que ficou mais atual. Afinal, o Gol estava fazendo 20 anos de lançamento. Nesta versão do Gol, a Volkswagen fez algo completamente novo, um motor 1.0 com Turbo, para fugir das novas alíquotas de impostos brasileiros.E em Março de 2003, a Volkswagen saiu na frente das demais montadoras, lançando o Gol Flex, que podia ser movido a álcool ou gasolina em qualquer proporção de mistura.
E para manter a lógica de Gerações, sem grandes alterações, em 2006, a Volkswagen apresentou o Gol geração IV, que na verdade era o Gol geração III, com pequenas alterações nos faróis dianteiros e traseiros, e com o interior muito mais simples que o antecessor. O destaque é o painel novo, bem inferior ao anterior.
E Finalmente, em 2008, a Volkswagen lançou realmente uma geração nova do Gol, um veículo completamente novo, como o que fora lançado em 1994. Para esta nova geração do Gol, A Volkswagen deu o nome de Novo Gol, provavelmente devido às inúmeras críticas sofridas por alterar faróis e dizer que era uma geração nova do veículo.O detalhe principal desta nova geração do Gol é o fato de o motor, finalmente acompanhar a concorrência e ficar em posição Transversal, o que permitia que o veículo tivesse uma frente mais curta.
O novo Gol tem a plataforma baseada no Fox e no Polo, e ganha novo fôlego para brigar de igual para igual com os novos carros populares, que estão desembarcando no Brasil e os que já brigava há muito tempo. Exemplo destes novos carros são o Novo Uno, o Fiesta, o Corsa, o Pálio, o Ágile, o Celta, o 206, 207, Clio, o Face, Chery QQ, M100, Fox, entre outros.
Mas mesmo com toda esta concorrência forte, o Gol conseguiu ser o carro mais vendido do Brasil por 24 anos seguidos, alguns anos com folga, e outros com maior dificuldade.
Vamos ver como será o ano de 2011 para o Gol, que já completou 31 anos de muito sucesso.
W. Navarro




Nenhum comentário:
Postar um comentário