Depois do Fusca, a Volkswagen lançou o Gol, em 1980, o carro que nasceu meio esquisitinho, com motor 1300 a ar não emplacou logo no início, mas dei formas ao que seria o maior campeão de vendas da história do Brasil.
O primeiro Volkswagen Gol, 1980 era simples, mas buscava atender os consumidores da época, tinha o mesmo motor a ar já utilizado no Fusca e só vinha com 1 carburador, o que deixava o desempenho a desejar, mas mesmo assim, representava invoração na Volkswagen, perto dos outros carros da epóca, Fusca, Variant, Brasília e TL, só não acompanhava mesmo a nova concepção do Passat, que já tinha motor refrigerado a água.
Devido ao baixo desempenho, a Volkswagen tratou de colocar um segundo carburador no motor a ar do Gol, o que melhorou sensivelmente o desempenho, mas ainda não alavancou as vendas, pois os consumidores queriam o novo conceito de motores, a água.
Apenas em 1985, com o fracasso das vendas, a Volkswagen equipou o Gol com motores a água, o que alavancou as vendas do carro, fazendo dele o carro mais vendidos durante muitos anos. Os motores a água eram 1.6, com 81 cavalos, o que faziam com que o Gol mostrasse toda a sua força esportiva.
Este modelo do Volkswagen Gol "a água" tinha motores 1.6 e 1.8, mas ambos estavam defasados em relação aos motores alemães da época.

Em 1987, o Gol foi reestilizado, mas manteve a base, tendo alterações na grade e faróis dianteiros, faróis traseiros e interior, que ficaram mais modernos. A motorização não sofreu alterações, permanecendo com o bom motor modelo AP.
Em 1990, a Volkswagen se uniu com a Ford e deu origem à Autolatina, o que fez com que os modelos da Ford utilizassem motores AP e o Gol, passasse a utilizar o motor Ford CHT de origem da Renault.
Como o Volkswagen Gol estava utilizando o motor CHT da Ford, a Volkswagen resolveu rebatizá-lo de motor AE-1600, mas a mudança era só no nome.
O novo motor era bem mais fraco que os antigos AP que equipavam o Gol até então.
E em 1991, a Volkswagen fez alterações na frente do Gol, com alterações na grade e faróis, o que deixou o carro mais atualizado e apto a enfrentar a concorrência por mais alguns anos.
Os antigos motores AP somente retornaram para o Volkswagen Gol em 1993, e para mostrar a alteração, a Volkswagen pintou o parachoque dos novos modelos de cinza.


O Gol bola foi uma grande inovação para os Volkswagen, mas faltava ainda a versão com quatro portas.

E em Março de 2003, a Volkswagen saiu na frente das demais montadoras, lançando o Gol Flex, que podia ser movido a álcool ou gasolina em qualquer proporção de mistura.


O detalhe principal desta nova geração do Gol é o fato de o motor, finalmente acompanhar a concorrência e ficar em posição Transversal, o que permitia que o veículo tivesse uma frente mais curta.
O novo Gol tem a plataforma baseada no Fox e no Polo, e ganha novo fôlego para brigar de igual para igual com os novos carros populares, que estão desembarcando no Brasil e os que já brigava há muito tempo. Exemplo destes novos carros são o Novo Uno, o Fiesta, o Corsa, o Pálio, o Ágile, o Celta, o 206, 207, Clio, o Face, Chery QQ, M100, Fox, entre outros.
Mas mesmo com toda esta concorrência forte, o Gol conseguiu ser o carro mais vendido do Brasil por 24 anos seguidos, alguns anos com folga, e outros com maior dificuldade.
Vamos ver como será o ano de 2011 para o Gol, que já completou 31 anos de muito sucesso.
W. Navarro
Nenhum comentário:
Postar um comentário