O país tá em crise, o desemprego só aumenta, as vendas diminuem, o comércio fecha as portas, os impostos sobem.
Este é o cenário da corrupção que está acabando com o brasileiro, porém, quanto a isso não temos muito o que fazer.
Com toda esta situação de crise extrema é bastante comum que chegue um momento em que seja comum não conseguir mais pagar as próprias dívidas, mas e ai, o que fazer?
Neste ponto cabe redução de gastos, limitação de todas as despesas e racionalização das dívidas, mas como fazer.
Uma forma simples, mas eficiente é a de negociar as dívidas, pois é bastante comum para o brasileiro entrar no cartão de crédito e cheque especial para poder honrar com os compromissos mais urgentes, mas esta não é a melhor saída, pois os juros destas linhas de crédito são absurdamente altos, passando de 10% ao mês em vários casos.
Mas o leitor poderia perguntar o que fazer se não apelar para estas dívidas, e o pior, o que fazer quando já entrou no cheque especial e não consegue sair?
Como já dito, não há uma fórmula mágica que irá resolver todos os problemas, mas uma saída é fazer um empréstimo com taxa de juros menor e quitar todas as dívidas, mas para isso é necessário organização e disciplina nos gastos.
Sei que um novo empréstimo parece loucura, mas não é, pois se você está pagando sempre o mínimo do cartão de crédito e não consegue sair do cheque especial, provavelmente está pagando mais de 10% de juros ao mês para os bancos.
Entretanto, se você fizer um empréstimo e com este dinheiro quitar as dívidas de cartão de crédito e de cheque especial, ai terá uma dívida com taxa de juros bem menor, as vezes 3% ou 4%, o que representa economia e possibilita o pagamento de suas dívidas.
Mas é muito importante antes de fazer um empréstimo planejar o pagamento para que caiba no orçamento e, principalmente, durante o pagamento do aludido empréstimo esquecer que existe cartão de crédito e cheque especial, pois se voltar a entrar nestas linhas de crédito, dificilmente conseguirá sair novamente.
A sugestão que estou colocando aqui não é novidade e resolve, mas é necessário ter disciplina, pois sem isso não há milagre.
Espero ter ajudado, pois já fiz isso com minhas finanças e consegui resolver uma crise que passei, mas sempre com muita disciplina e organização.
W. Navarro
Nenhum comentário:
Postar um comentário