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É sempre complicado comprar um carro usado, então, eu que não tenho dinheiro para comprar um carro zero, como muitos, vou colocar algumas dicas que aprendi e sempre me ajudam a comprar um carro usado.
O primeiro passo que sempre sigo é o de obter o maior número de informações o possível sobre o carro pretendido, mudei de opinião algumas vezes após esta etapa.
Estas informações são facilmente obtidas com a internet, sempre utilizo o Google, Orkut e o site www.bcws.com.br (Best cars), este site tem o histórico de vários modelos e, principalmente, a opinião dos proprietários dos veículos;
Superada esta etapa, e escolhido o carro, a próxima etapa é a pesquisa de preço, esta pode variar muito dentro de uma mesma cidade, pois, por exemplo, o mesmo carro pode custar R$ 20.000,00 numa revenda e R$ 15.000,00 em outra no mesmo bairro.
É um trabalho de pesquisa que compensa muito, após a pesquisa, eu sempre faço um roteiro com os carros de melhor preço para ver o estado do veículo.
Esta é a parte mais importante, pois um carro mal cuidado pode gerar inúmeros problemas posteriores.
O primeiro item a ser observado é a aparência, o estado da pintura e estofamento, se estiver com pintura queimada significa que o veículo fica muito no tempo, se estiver com tonalidades diferentes indica que o veículo foi batido, e isso desvaloriza muito e pode acarretar uma série de problemas.
O estofamento cheirando a mofo pode indicar que o veículo já foi alagado ou já foi batido, e não foi vedado corretamente após o conserto. Se o estofamento estiver muito desgastado é sinal de que o carro é muito rodado, mesmo que o indicador de quilometragem não diga isso é melhor verificar melhor, pois provavelmente houve uma adulteração.
O próprio indicador de quilometragem é algo ideal para verificar o quanto o veículo já rodou, normalmente um veículo bom para compra é o que rodou até 10.000 km por ano, se tiver 10 anos, o carro deve ter rodado até 100.000 km.
Superada esta etapa, existem outros itens que devem ser observados para a compra do carro, e estes são tão ou mais importantes que os anteriores.
Um cunhado meu, latoeiro, diz que o primeiro item a ser observado no carro é o estado do assoalho, para isso, é necessário olhar por baixo do carro, se estiver podre não compre.
E tem algumas dicas minhas que sempre funcionam.
Quando abre o capô do carro é muito importante a observação, pois motor limpo pode significar que o motor está vazando óleo, para confirmar isso é só olhar nos cantinhos do motor, se houver vestígios de óleo não compre, pois, por mais que o motor tenha sido lavado, os cantinhos são dificilmente limpos, e se o motor estiver vazando óleo é indicativo de que precisará ser feito logo, e isso, geralmente é muito caro.
Após visto isso, é a hora de ligar o motor, seria interessante ir bem cedo para ver o veículo, pois o carro se entrega na primeira vez que é ligado no dia, se sair muita fumaça é sinal de que a vida útil do motor do carro não é muito longa.
Após ligar, mesmo que saia um pouco de fumaça, logo tem que parar, se continuar procure outro carro.
Depois de ligar e se funcionar sem sair fumaça comece a prestar atenção ao barulho do motor, se houver barulho de ferro batendo não compre também, pois o motor precisará ser feito logo.
Um truque bem interessante dos vendedores de veículo é o de furar o escapamento, pois o barulho do mesmo encobre o barulho de motor batendo e engana os novos compradores.
É indispensável olhar os cantos do carro, se há sinal de solda, pois normalmente quando isso acontece o carro foi batido. Também é interessante olhar cantos do capô, do porta-malas e das portas, pois estes têm que fechar certinho e a fresta entre eles não pode ser grande, tem que ser uniforme em toda a sua extensão.
Agora é hora de verificar os equipamentos do carro, teste todos os itens eletrônicos, pois estes sempre dão bastante problema.
Depois de tudo isso, ainda tem a hora de andar com o carro, é bom andar prestando atenção a todos os detalhes, se o carro bate alguma coisa, se tem grilos, se está muito mole, se faz algum barulho de ferro batendo quando se esterce o volante, se os piscas funcionam adequadamente, se o freio responde rápido, se tem força para arrancar, se não fica engasgando.
Um teste interessante para andar com o carro é tentar arrancar em terceira marcha, se conseguir não compre o veículo, pois significa que o disco de embreagem não está bom, e isso geralmente é bem caro para consertar. Também, se ao arrancar você sentir que o motor funciona e o carro não arranca é porque a embreagem precisa de troca urgente, também é um bom motivo para não comprar o carro.
Se após tudo isso o carro estiver bom e não apresentar nenhum dos defeitos acima, ainda cabem os testes das luzes, peça para o vendedor entrar no carro e teste todas as luzes, se várias não funcionarem, provavelmente o carro terá problemas elétricos, se uma ou outra estiver queimada é normal, dependendo da idade do carro.
Estes testes não são absolutos, mas ajudam bastante a comprar um carro que esteja em boas condições. Agora, se você comprar um carro com todos estes problemas relatados, sinto muito, mas você gastará muito para consertar e provavelmente sua compra não valerá a pena.
Outro fator importante é o fato de o comprador ter na cabeça que a aquisição de um caro usado nunca será igual a de um carro novo e, carro usado, por melhor que seja a compra, sempre terá problemas e algumas coisas a serem arrumadas, então é melhor reservar um dinheiro para isso, no mínimo uns R$ 1.000,00 de início.
Também tem os cuidados a serem tomados após a compra do carro, como por exemplo, a troca imediata da correia dentada, pois se esta arrebenta, destrói todo o motor e o conserto custa uma pequena fortuna.
Também é importante trocar o óleo e os filtros, de óleo, ar e combustível.
Se você puder levar um mecânico de confiança para ver o carro antes de comprar, também ajuda bastante.
Espero ter ajudado, e se tiverem novas dicas peço que coloquem aqui.
Boa sorte com a nova aquisição.
W. Navarro
Um comentário:
Quando peguei o documento antigo verifiquei que era de 2010 e não de 2011 e que o carro não era 1.8 e sim 2.0..
o que eu faço o carro esta pago e não tenho os documento e quando consulto no site do detran consta que esta com multas..
Posso entrar com um proceso?
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